O Governo do Piauí está promovendo uma iniciativa solidária para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até o dia 17 de maio, estão sendo recebidas doações em diversos pontos de coleta, abertos das 8h às 13h30, em várias localidades.
A campanha, denominada “Abraça Tchê”, concentra-se na arrecadação de alimentos não perecíveis, água potável, kits de higiene pessoal, produtos de limpeza, itens de cama, mesa e banho, roupas de frio, fraldas para adultos e crianças, bem como itens de primeiros socorros e ração animal.
A ação é coordenada pela Secretaria da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), o Exército Brasileiro por meio do 25º Batalhão de Caçadores e os Correios.
Segundo o secretário da Defesa Civil, Nerinho, o objetivo é ampliar a rede de coleta e triagem de itens essenciais, como alimentos, produtos de higiene e segurança, visando apoiar a população gaúcha afetada pelas enchentes.
“Estabeleceremos novos pontos de coleta gerenciados pela Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar do Piauí e 25º Batalhão de Caçadores. Os itens serão recebidos conforme lista definida pelo comitê de crises do governo do Rio Grande do Sul, triados, organizados e encaminhados através de protocolo estabelecido pelos Correios”, explicou o gestor.
Os pontos de coleta incluem:
- Corpo de Bombeiros (CBMEPI) – Quartel do Comando-Geral, na Avenida Miguel Rosa, nº 3515, bairro Piçarra, Teresina-PI;
- 25º Batalhão de Caçadores – Praça Floriano Peixoto, 2250 – Centro-Norte, Teresina;
- Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar do Piauí – Rua José Ommati, 2417 – Ilhotas, Teresina-PI;
- Seinfra – Av. Pedro Freitas, s/nº, Bloco G, 1º andar • Centro Administrativo.
Além da capital, a população de Parnaíba também pode contribuir, dirigindo-se ao Quartel do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Coronel Correia, nº 996, no bairro Nova Parnaíba.