Nesta segunda-feira (13), teve início o Desenrola Pequenos Negócios, um programa voltado para a renegociação de dívidas bancárias de Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas. A iniciativa, promovida pelo governo federal, destina-se a quitar débitos não pagos até 23 de janeiro de 2024, abrangendo empresas de pequeno porte com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.
Os bancos associados à Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em colaboração com o Ministério da Fazenda e o Ministério do Empreendedorismo, estão oferecendo descontos expressivos, podendo chegar a até 90% do valor das dívidas, para facilitar a regularização financeira dos empresários. O prazo para as negociações se estende até 31 de dezembro de 2024.
Para aderir ao programa, os interessados devem contatar os canais oficiais de atendimento de suas instituições financeiras (agências, internet ou aplicativo), onde poderão obter informações detalhadas sobre as condições especiais para a renegociação das dívidas. Vale ressaltar que as condições para a renegociação são estipuladas individualmente pelos bancos.
Os bancos, engajados no programa Desenrola Brasil, que já beneficiou cerca de 15 milhões de brasileiros e possibilitou a renegociação de aproximadamente R$ 50 bilhões em dívidas, continuam a contribuir para a recuperação financeira dos cidadãos. O programa Desenrola Pequenos Negócios é um dos pilares do Acredita Brasil, iniciativa do governo federal voltada para o fortalecimento do ambiente de negócios e o estímulo ao crescimento econômico do país.