A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) e o Fórum de Combate ao Trabalho Escravo do Piauí realizarão, na segunda-feira (13), a solenidade de Institucionalização da Comissão para Erradicação do Trabalho Escravo – (COETRAE – Piauí) e o Lançamento do 3º Plano Estadual de Erradicação do Aliciamento e de Prevenção ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas no Piauí. O evento começa às 8h30, no auditório da Secretaria da Administração do Estado, no Centro Administrativo.
Segundo a superintendente da Igualdade Social e Povos Originários da Sasc, Assunção Aguiar, na oportunidade será feito o ato de posse do comitê no Piauí.
“O COETRAE é o núcleo que se junta à sociedade civil e também as instituições governamentais para pensar estratégias de enfrentamento, de vigilância em relação a essa questão, que é uma prática que ainda está muito presente em nosso meio, sobretudo a questão do trabalho escravo”, enfatizou.
A superintendente revelou também que existe uma maior vulnerabilidade em algumas comunidades do estado. “Muitas pessoas são chamadas para irem trabalhar em outras cidades e até para países e quando percebem estão indo para um trabalho forçado, onde só tem a passagem de ida e geralmente não retornam às suas cidades de origem,” ressaltou a superintendente.
Assunção Aguiar destacou ainda a importância deste momento para o Governo do Estado, através da Sasc, no qual será empossado um grupo de trabalho, que será responsável por realizar o enfrentamento juntamente com outros órgãos.
“ Estamos com esse trabalho em andamento, o estado do Piauí possui um plano de formação e enfretamento do trabalho escravo, no qual estão sendo realizadas capacitações nos municípios”, destacou.