Nesta quarta-feira (08), os vereadores de Teresina aprovaram, por unanimidade, a convocação do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Italo Costa, para que ele preste esclarecimentos sobre o destino dos recursos oriundos de emendas parlamentares destinados à saúde. A audiência com Italo Costa deve acontecer em 15 dias.
Segundo os vereadores, algumas das emendas foram destinadas para a realização de mutirões de exames para o diagnóstico de pessoas neurodivergentes, por exemplo, mas, conforme auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), nem mesmo a própria FMS não soube informar que destino tiveram os R$ 30 milhões destinados à pasta.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Teresina (CMT), Enzo Samuel (PDT), a convocação de Italo é o primeiro passo para um esclarecimento. Ele também disse que, se for preciso, farão uma contratação de profissionais especializado para, de forma mais minuciosa, analisar a parte financeira da FMS.
“Se necessário for, a gente também vai fazer uma contratação de profissionais especializado para forma mais minuciosa analisar a parte financeira da fundação municipal de saúde, todos os contratos, a câmara vai fazer isso, mas tem que acabar, esse descaso pela saúde interesina tem que acabar”, disse Enzo em entrevista à imprensa nesta quarta.