Na manhã desta quarta-feira (08), o site oficial da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi alvo de um ataque hacker realizado por um usuário autodenominado tr4shindex.
Ao acessar o site durante o incidente, os visitantes se depararam com uma tela preta contendo a imagem do ex-presidente Lula, além de críticas direcionadas ao presidente, à primeira-dama Janja, e aos alunos e movimentos estudantis envolvidos nas manifestações realizadas na terça-feira (07) na reitoria da UFPI, no campus Petrônio Portela.
Além das críticas e provocações, o perfil responsável pelo ataque questionou os alunos sobre as demandas por melhorias na instituição em paralelo ao suposto alinhamento com o atual Governo Federal.
“Rapaziada, sabem quantos móveis no Alvorada dá pra comprar com tudo isso aí que vcs (vocês) tão pedindo?”, provocou o hacker.
Após a identificação do problema, o site foi imediatamente desabilitado para investigação. Até o momento, o sistema permanece fora do ar.
Em resposta ao incidente, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) emitiu uma nota lamentando o ocorrido e esclarecendo que preza pelos princípios democráticos, além de desaprovar qualquer ação dessa natureza.
“A UFPI, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), detectou nesta manhã de quarta-feira (08) uma postagem irregular e indevida em seu site. Imediatamente, a página foi retirada do ar e os dados relativos ao conteúdo estão sendo colhidos por especialistas em tecnologia para os devidos encaminhamentos aos órgãos federais competentes para investigação de suspeita de hackeamento e responsabilização dos autores do ato”, informou a universidade.
A UFPI solicitou a compreensão da comunidade acadêmica até que o serviço seja restabelecido, ressaltando o compromisso com a democracia e o repúdio a qualquer forma de violação de segurança cibernética.