O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) está preparado para integrar a força-tarefa humanitária no Rio Grande do Sul, que enfrenta uma crise devido às inundações. O Governo do Estado também está mobilizando pessoal, equipamentos e veículos para auxiliar as vítimas do desastre. No total, serão disponibilizados: uma aeronave, três pick-ups, dois barcos e 10 bombeiros militares.
O comandante-geral do CBMEPI, Coronel José Rêgo, ressaltou a importância da contribuição do Piauí diante da situação crítica.
“Estamos em um momento de extrema cautela e sensibilidade diante da situação de desastre no Rio Grande do Sul. O CBMEPI está pronto para oferecer apoio de forma determinada e consciente, compreendendo que a situação requer colaboração de todos os lados, visando garantir a segurança da população”, afirmou.
A coordenação do envio de pessoal e recursos de outros estados está a cargo do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), por meio de seu gabinete de gestão de crises. Em comunicado divulgado no sábado (04), o Coronel Washington Luiz Vaz, presidente da Ligabom, explicou a importância dessa organização.
“O envio desorganizado de recursos em excesso pode sobrecarregar o estado afetado e prejudicar a operação. Além disso, o desastre que está ocorrendo no Rio Grande do Sul não tem previsão de término, tornando possível e provável a necessidade de revezamento”, esclareceu.
Neste momento, o Corpo de Bombeiros do Piauí aguarda instruções do gabinete de gestão de crises da Ligabom para o envio adequado de recursos e pessoal para o estado do Rio Grande do Sul.