O Governo do Distrito Federal deu luz verde para a criação de 8.143 novas vagas no serviço público, através de concursos já realizados ou com previsão futura.
A autorização foi concedida mediante ajuste na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. No entanto, na prática, o número efetivo de vagas disponíveis é um pouco menor, totalizando 6.720, considerando que até o final de abril, 1.423 servidores foram nomeados, a maioria na área da Saúde.
As futuras contratações, entretanto, estão condicionadas à disponibilidade de recursos. Segundo o secretário de Economia, Ney Ferraz, “a autorização na LDO é um dos pré-requisitos para as nomeações, porém é essencial considerar a necessidade de adequação orçamentária, influenciada por diversos fatores, incluindo o contexto econômico e a arrecadação”.
De acordo com o ajuste na LDO publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na última terça-feira (30/4), a maior parte das vagas destina-se ao Poder Executivo, totalizando 7.933 postos. A área da Saúde lidera com 2.452 vagas, abrangendo profissionais como cirurgiões-dentistas, enfermeiros, médicos, entre outros.
Para a Educação, está prevista a abertura de 200 vagas para pedagogos e 100 para professores de educação básica. Na área de Segurança, destaca-se a nomeação de 400 policiais penais.
Além disso, há previsões para diversos outros setores, como Economia, Transporte e Mobilidade, Agricultura, Justiça e Cidadania, Obras e Infraestrutura, Meio Ambiente, entre outros.