O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou a programação de atividades para o mês de maio, com o objetivo de conscientizar os piauienses sobre a importância de medidas de segurança no trânsito para a preservação de vidas. Durante este mês, serão intensificadas as ações educativas da 11ª Campanha Maio Amarelo.
O evento temático começará com uma palestra na Escola Piauiense de Trânsito no dia 2 de maio e será encerrado com uma corrida no dia 26. O Detran planeja reunir especialistas e estudantes em escolas estaduais para palestras, além de promover intervenções e ações educativas em várias cidades, incluindo Oeiras, Picos, São Raimundo Nonato, Valença e Simões.
Com o slogan “Paz no trânsito começa por você”, o Maio Amarelo 2024 é uma iniciativa global que visa destacar os preocupantes índices de acidentes de trânsito e estimular uma reflexão sobre o papel de cada indivíduo na construção de um trânsito mais seguro.
Segundo Luana Barradas, diretora-geral do Detran, as ações serão direcionadas a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.
“Gestos importantes, como o uso adequado de equipamentos de segurança e o respeito às regras de trânsito, podem contribuir significativamente para a melhoria das condições nas vias”, enfatizou a diretora.
A programação faz parte das atividades do Pacto pela Redução da Mortalidade no Trânsito, um programa lançado em 2023 pelo Governo do Estado e conduzido pelo Detran. Este programa envolve um trabalho conjunto com várias secretarias, órgãos federais, municipais e entidades sociais, visando alterar os indicadores que colocam o Piauí como o terceiro estado com o maior índice de acidentes no Brasil, sendo o primeiro em relação a motociclistas. O objetivo é implementar políticas públicas para reduzir em até 50% o número de mortes no trânsito até 2030.
Liliam Araújo, diretora da Escola Piauiense de Trânsito, destaca a importância da reflexão sobre a segurança viária no dia a dia de todos.
“Como cada um de nós contribui para a segurança no trânsito? É a partir dessa reflexão que as pessoas começam a buscar maneiras de tornar o trânsito mais seguro”, ressaltou.