A ministra da Saúde, Nísia Trindade, utilizou suas redes sociais nesse domingo (28) para destacar os 20 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e compartilhar planos para o futuro do serviço. Trindade ressaltou a importância do Samu, criado durante o primeiro mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva, descrevendo-o como essencial para salvar vidas.
“Trabalhamos para universalizar o Samu até 2026”, declarou a ministra, enfatizando o compromisso do governo em expandir o alcance do serviço, que se tornou um pilar fundamental no atendimento de emergências em todo o país.
A ministra também aproveitou a oportunidade para parabenizar os profissionais de saúde e socorristas que contribuíram para o sucesso do Samu ao longo dos anos, reconhecendo seu papel vital na prestação de assistência e cuidados de saúde de qualidade.
O Samu, instituído por meio do Decreto 5.055 em 27 de abril de 2004, é acessível através do número de telefone 192, e atualmente também pode ser solicitado via aplicativo Chamar 192. Seu financiamento é compartilhado entre municípios, estados e União.
A ministra Trindade destacou que a universalização do Samu é uma das metas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que visa promover o desenvolvimento econômico e a inclusão social. Na área da saúde, estão previstos investimentos significativos, incluindo a ampliação da cobertura do Samu, a construção de novas unidades de saúde e a renovação da frota de ambulâncias.
Após um período de congelamento, Trindade informou que o custeio do Samu teve um aumento de 30% no ano passado, e destacou os esforços para renovar a frota de ambulâncias em diversos municípios. Com a implementação da primeira etapa do PAC neste ano, está prevista a aquisição de 537 novas ambulâncias e 14 novas Centrais de Atendimento, o que contribuirá para elevar a cobertura do serviço para 90%.