Nessa sexta-feira (26), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, compartilhou dados sobre a redução significativa da extrema pobreza no Brasil durante sua visita a Teresina. O ministro concedeu uma entrevista à imprensa durante a presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, na região da Avenida João XXII, zona Leste da capital.
Dias destacou que o Brasil testemunhou uma redução de 24,4 milhões de cidadãos em situação de fome no ano de 2023. Ele ressaltou que essas pessoas agora desfrutam de segurança alimentar e nutricional, tendo acesso regular a refeições básicas.
De acordo com o ministro, embora ainda haja aproximadamente 8 milhões de pessoas necessitadas de assistência para sair dessa condição, os programas sociais implementados têm sido eficazes. Ele citou o Bolsa Família, o aumento do salário mínimo, o crescimento econômico, o saldo positivo de empregos e a produção de alimentos como fatores que contribuíram para o crescimento da renda dos mais pobres em 38,6%.
Dias ressaltou que, em consonância com essas medidas, houve uma queda de 11% no custo da cesta básica no ano anterior, o que também influenciou positivamente no aumento da renda dos mais necessitados. Ele enfatizou que o objetivo do governo é eliminar a extrema pobreza no país e que esse progresso tem contribuído para uma redução histórica na desigualdade, que agora afeta 8,3% da população.