O Ministério da Saúde anunciou, na quinta-feira (25), que o Piauí está entre os próximos estados a receberem a vacina contra a dengue. Serão disponibilizadas 21 mil doses, distribuídas entre 31 municípios do estado. A previsão é que as doses cheguem ainda nesta sexta-feira (26).
As doses serão destinadas à aplicação da primeira dose da vacina Qdenga em adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária onde se concentra a maior proporção de hospitalizações pela doença.
A coordenadora de imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro, assegurou que assim que as vacinas chegarem, será realizada a distribuição adequada para que cada município elabore seu calendário de imunização.
“Assim que as vacinas chegarem, vamos encaminhar aos municípios prioritários conforme a nota técnica do Ministério da Saúde, para que eles façam o seu cronograma de imunização obedecendo ao público-alvo de 10 a 14 anos”, explicou.
Por sua vez, a superintendente de atenção aos municípios da Sesapi, Leila Santos, destacou que embora a vacinação seja um passo importante, a prevenção continua sendo a melhor estratégia.
“Temos a vacina agora, mas vale ressaltar que essa ainda não é a principal estratégia para reduzir os casos e mortes por causa da doença. A melhor forma de se proteger contra a dengue é eliminar os focos de transmissão combatendo os criadouros”, enfatizou.
É importante salientar que a vacina Qdenga não oferece proteção contra Zika, Febre Amarela e Chikungunya. Sua eficácia é exclusiva para a prevenção da dengue.
Situação no estado:
O Piauí registrou um aumento de 88,0% nos casos confirmados da doença em comparação com o ano anterior. Até o momento, foram notificados 6 óbitos causados pela dengue.
Os municípios que receberão as doses são: