A Fundação de Amparo à Pesquisa “Professor Afonso Sena Gonçalves” (Fapepi), disponibilizou, nessa terça-feira (9), o edital com as normas para concessão de bolsas de mestrado e doutorado no âmbito do Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu. Nesta ação, são ofertadas 100 bolsas de mestrado e 26 de doutorado. O investimento total é da ordem de 9 milhões de reais, os recursos são oriundos do Tesouro Estadual.
O presidente da Fapepi, professor Xavier falou sobre a prioridade em investimentos.“Nós temos priorizado o investimento em ações que possam garantir e ampliar a qualidade dos programas stricto sensu acadêmicos e profissionais do Piauí, de forma a favorecer a formação de recursos humanos altamente qualificados”, destacou.
Serão fomentados, prioritariamente, programas que apresentem projetos de pesquisa destinados à produção de conhecimentos científicos e inovadores nos eixos temáticos: Agro (Agregação de Valor das Cadeias Produtivas Principais, Agroindústria, Agricultura de Precisão e Melhoramento Genético); Meio Ambiente (Energias Limpas, Clima, Turismo); Tecnologia da Informação (Inovação Tecnológica em Saúde, Educação e Finanças). Serão fomentados também, programas que apresentem projetos de temática livre, os quais deverão ser destinados à produção de conhecimento científico inovador.
Cada programa pode pleitear até quatro bolsas, sendo, no máximo, duas de doutorado. As submissões deverão ser realizadas pelos coordenadores de programas, exclusivamente pelo Sigfapepi no endereço: https://sistema.fapepi.pi.gov.br/, no período de 12 de abril a 13 de maio de 2024.
Clique aqui para acessar o edital completo com as normas e orientações.