O Partido do Trabalhadores (PT), está priorizando a formação da chapa proporcional da sigla, dando espaço para aqueles que sempre tiveram seus nomes a disposição do partido, e para novos filiados. De acordo com o deputado estadual Francisco Limma (PT), a legenda já possui seus critérios e estratégias definidos para disputa eleitoral de 2024.
“O Partido dos Trabalhadores tem uma estratégia, é um dos partidos que primeiro começa a discutir. Então tem os mandatários, tem aqueles que se agregaram agora. E o partido vai agregando candidaturas dentro do partido um apoiando o outro e assim então dos outros partidos também vai funcionando cada um vai fazendo as suas contas vendo a possibilidade real e buscando geralmente outros partidos que às vezes tem um coeficiente partidário menor para poder se viabilizar”, enfatizou o parlamentar.
O objetivo da sigla para eleições de 2024, além de estar focado em conquistar o Palácio Cidade com o pré-candidato Fábio Novo (PT), é também eleger a maior bancada na Câmara Municipal de Teresina,
Sistema proporcional
Na disputa dos cargos referentes ao sistema proporcional, as vagas são distribuídas em proporção aos votos obtidos pelos partidos ou coligações e preenchidas pelos candidatos mais votados da lista da legenda ou da coligação, até o limite das vagas obtidas. O preenchimento das vagas é feito segundo o cálculo dos Quocientes Eleitoral (QE), Partidário (QP) e conforme a distribuição das sobras.