Na manhã desta terça-feira (12), o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), anunciou durante solenidade em Brasília que os municípios de Barras, Altos e Esperantina irão ganhar Campi do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Os três campi do Piauí integram o plano do Governo Federal para a construção de 100 novos institutos federais.
Ao todo, 18 cidades do Piauí abrigam 20 campi e a reitoria do IFPI no Piauí. O investimento para a construção das três novas unidades no Piauí está em estimado em R$ 75 milhões e deve ser geradas 4.200 vagas para os cursos do nível médio e técnico.
O Nordeste é a região que receberá o maior número de novos IFs nesta fase de expansão, totalizando 38 campi nos nove estados, dentre eles, o Piauí. Em seguida, o Sudeste terá 27 novos campi, seguido pela região Sul com 13, Norte com 12 e Centro-Oeste com 10. Entre os estados, São Paulo é o que terá o maior número de municípios beneficiados, com 12 cidades atendidas pela construção dos IFs. Minas Gerais e Bahia seguem com oito municípios cada. Na sequência, encontram-se Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro, com seis, e Paraná, Rio Grande do Sul e Pará, com cinco.