Imagens que circularam nas redes sociais mostram alunos da rede pública escolar do município de Canto do Buriti, Piauí, sendo transportados em um carro aberto, expostos à chuva, na localidade saco do Bijote.
O vídeo anexado abaixo mostra os estudantes, todos fardados, aglomerados na carroceria do veículo, enquanto enfrentavam as condições climáticas adversas. Pais relatam que em outro caso, o ônibus ficou parado no meio da estrada por falta de combustível e a prefeitura municipal não tinha como abastecer o veículo.
A cena preocupante indignou os pais dos alunos que evidenciam as dificuldades enfrentadas pelas comunidades rurais no acesso à educação, especialmente quando se trata do transporte escolar. A falta de ônibus escolar na localidade e manutenção adequada dos veículos e a negligência na gestão dos recursos públicos colocam em risco a segurança e o bem-estar dos alunos.
Esse incidente levanta questões sobre a responsabilidade das autoridades locais em garantir condições adequadas de transporte para os estudantes, bem como a necessidade de investimentos contínuos na infraestrutura escolar. A exposição dos alunos a situações de perigo é inaceitável e requer uma resposta imediata das autoridades competentes.
Outro lado:
Entramos em contato com a assessoria da gestão municipal, que enviou um nota informando que os alunos foram na parte de cima porque pediram ao motorista pra irem na carroceria mesmo na chuva.
Confira
Nota de Esclarecimento
A Prefeitura de Canto do Buriti através da Secretaria de Educação esclarece que o vídeo representa uma situação pontual ocorrida no dia 01/03, quando o ônibus escolar quebrou após atoleiro decorrente das fortes chuvas na localidade Saco do Bijote.
Prontamente, com o fim de que os alunos retornassem para suas casas foi acionado um veículo locado pela prefeitura. Porém, quatro alunos pediram ao motorista para virem na parte de cima do veículo, e o condutor de forma equivocada consentiu. Reforçamos que o carro foi apenas para uma situação pontual, e jamais aconteceu fatos desta natureza durante a gestão, nem irá mais acontecer.
O transporte dos alunos já foi reestabelecido e no dia seguinte operava normalmente.