Na sede leste do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), nesta sexta-feira (16), as corregedorias do MPPI e do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) apresentaram uma ferramenta que surgiu de uma colaboração entre ambas.
A DataCor é uma ferramenta automatizada desenvolvida pelo Núcleo de Aceleração de Projetos e Inteligência Artificial (Napia) da Corregedoria Geral da Justiça e destina-se a monitorar os processos em todas as unidades judiciárias do 1o grau de jurisdição do Piauí. A ferramenta está totalmente conectada aos sistemas do Conselho Nacional da Justiça (CNJ) e do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e é atualizada em tempo real. Essa ferramenta agora está disponível no âmbito do MPPI como um mecanismo de suporte para a gestão de informações processuais.
O estabelecimento dessa colaboração, afirma Cleandro Moura, Procurador-Geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), permitirá que as demandas da sociedade sejam atendidas com mais rapidez. O procurador de Justiça Fernando Ferro, corregedor-geral de Justiça do MPPI, afirmou que as duas instituições vão compartilhar informações cruciais para o desempenho da atividade ministerial. “A Corregedoria do MPPI está trabalhando com a orientação do PGJ-PI no sentindo de trazer ferramentas tecnológicas que possibilitem maior eficiência para a atividade fim do Ministério Público, pois temos muito grande responsabilidade com a nossa sociedade”.
O corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Olímpio José Passos Galvão, enfatizou a importância da ferramenta que permite a criação de estratégias para melhorar a prestação jurisdicional.
Ao público presente, Anne Galdino, servidora da área de tecnologia da informação do MPPI, e Leandro Sampaio, gestor do Napia do TJPI, apresentaram várias funcionalidades da ferramenta.
A reunião também contou com a presença de servidores das corregedorias das instituições, bem como a promotora de justiça e chefe de gabinete do PGJ-PI, Cláudia Seabra; Hugo Cardoso, Subprocurador Geral de Justiça Institucional do MPPI; promotores corregedores auxiliares do MPPI, João Paulo Santiago e Ana Isabel Mota Dias; e o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça piauiense, José Vidal de Freitas Filho.
Com informações do Ministerio Publico do Estado do Piauí