O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou de um evento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em Adis Abeba, capital da Etiópia. Lula não foi ao encontro porque não havia chefes de Estado presentes, então ele jantou na residência oficial de Jandyr Ferreira dos Santos, o embaixador brasileiro na Etiópia.
Os chefes de Estado e governos africanos serão convidados a participar do encontro da FAO nesta sexta-feira (16), que discutirá o financiamento para a segurança alimentar a países afetados pela mudança climática. No entanto, o evento da FAO foi esvaziado por uma reunião de emergência para discutir os conflitos entre Ruanda e a República Democrática do Congo.
O presidente de Angola, João Lourenço, convocou uma reunião de emergência para discutir a situação da República Democrática do Congo (RDC), conforme o Palácio do Planalto. A reunião foi convocada pelo mediador designado da União Africana para a crise entre Ruanda e a República Democrática do Congo (RDC). Assim, os presidentes esperados para o evento da FAO, incluindo o primeiro ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, não foram. Além disso, o presidente Lula não participou do evento devido à ausência dos chefes de Estado.
Os enfrentamentos na província de Kivu, no leste do país, nos últimos dias aumentaram entre as forças de segurança da República Democrática do Congo e os rebeldes do M23, compostos por militantes tutsi. O governo congolês diz que Ruanda está auxiliando a milícia rebelde.
Esse não foi o único evento cancelado ao longo do dia. Nesta sexta, Lula teria uma reunião bilateral com o presidente do Quênia, Willian Ruto, mas o avião de Ruto pousou mais tarde que o previsto em Adis Abeba. O presidente brasileiro também teria um encontro com o presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, que estava em outro compromisso e não chegou ao local por causa do trânsito na capital da Etiópia. Um encontro com o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, também não ocorreu.
A única reunião bilateral ocorrida nesta sexta-feira foi entre Lula e o primeiro-ministro etíope. Neste sábado (17), o presidente brasileiro participará da reunião de cúpula anual da União Africana, onde pretende tratar de temas como o incremento das relações comerciais e temas prioritários da presidência brasileira no G20: transição energética, combate à desigualdade e à fome, desenvolvimento sustentável e reformulação nos organismos internacionais.
Com informações da Agência Brasil