Há dez dias do pleito, o TRE alerta os eleitores.
Por Suzana Moreno | Publicado em 05/11/2020 às 15H59
Nesta quinta feira (05), encerra o prazo para que os eleitores solicitem a segunda via do título de eleitor. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a falta do documento não atrapalhará o eleitor de exercer seu direto de votar, pois em caso de perda do prazo estipulado, o cidadão pode utilizar qualquer outro documento oficial com foto para efetivação do seu voto.
As eleições contam com um novidade neste ano, em que os cidadãos podem utilizar o E-Título para votar. O E-Título é um aplicativo desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que consiste na via digital do título eleitoral e pode ser baixado gratuitamente no celular nas versões androide e IOS nas lojas virtuais. Esse processo deve ser providenciado no máximo até onze dias antes do pleito, no caso dia 15 de novembro, data do primeiro turno das eleições.
As eleições municipais ocorrerão no dia 15 de novembro em todo Brasil, exceto no Distrito Federal. Em virtude da pandemia da Covid-19, medidas de segurança devem ser adotadas seguindo as normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com respeito ao distanciamento social entre pessoas, postos eleitorais equipados com disponibilização de álcool em gel e obrigatoriedade na utilização de máscaras.
Os eleitores que não estiverem em seus domicílios no dia da eleição poderão justificar sua ausência por meio da geolocalização do aplicativo. Por conta da pandemia a votação não terá o recolhimento da biometria dos eleitores.
Discussão sobre este post