O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá, nesta segunda-feira (15), o presidente do Paraguai, Santiago Peña. A agenda será no Palácio Itamaraty, que sedia o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília (DF). Entre outros assuntos, os devem debater a tarifa da hidrelétrica de Itaipu Binacional, localizada no Rio Paraná, entre os dois países.
Lula e Peña não concordam sobre a tarifa, que é determinada anualmente e serve como base para o custo unitário dos serviços elétricos. O brasileiro é a favor da manutenção ou redução do valor, enquanto o paraguaio é a favor do aumento.
O presidente Lula começa o segundo ano de mandato com uma viagem por todos os estados do país, após se concentrar em viagens internacionais durante seu primeiro ano de mandato. Viagens para inaugurar obras e divulgar ações do governo federal são o resultado de reuniões com líderes estrangeiros fora do Brasil.
A maratona começa nesta semana com uma agenda no Nordeste, uma região vista como um reduto eleitoral do petista. Ele visitará as regiões da Bahia, Pernambuco e Ceará. Lula fará uma visita a Salvador e Paulo Afonso, na Bahia, na quinta-feira (18), para apresentar os esforços do PAC.
O presidente visitará Fortaleza para inaugurar o primeiro piso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica na sexta-feira (19), antes de passar por Ipojuca e Abreu e Lima, em Pernambuco.