Após a retirada de equipamentos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesta quinta-feira (28), o ex-prefeito Sílvio Mendes (União Brasil) fez uma declaração nas redes sociais sobre a crise na saúde pública da capital.
Em um vídeo publicado no Instagram, o ex-gestor destaca que o colapso na rede de saúde já era conhecido, pois os funcionários já denunciaram as condições das unidades e os desafios de fornecer atendimento de alta qualidade aos pacientes.
“Nas crises o bom senso deve prevalecer. Falo da grave crise que atravessa o HUT, que construímos para aliviar sofrimentos e salvar vidas. Há tempos os profissionais de saúde que lá trabalham pedem socorro pelas faltas de condições de tratar as pessoas como merecem e devem ser tratadas, até correm risco por não podem realizar esse atendimento”, pontuou.
Sílvio Mendes disse que era necessário melhorar a gestão do sistema público de saúde e pediu a todas as instituições de controle que ajudassem Teresina a superar a crise.
“Sem exagero, a prefeitura perdeu a capacidade de gestão do sistema público de saúde da nossa capital, é urgente porque muitas vidas correm perigo, sem exagero. Portanto, como cidadão, como médico e ex-gestor que construiu o HUT e a maior parte a rede de saúde dessa cidade, faço um apelo as instituições de controle, ao Ministério Público e a quem mais possa ajudar neste momento. É urgente e a solução é para hoje, a dor não sabe esperar, a burocracia tem que ser superada para beneficiar as pessoas no direito fundamental que é o direto a vida e a saúde. Vamos trabalhar e acudir o HUT”, explicou.
Sobre o Caso
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina anunciou que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão fechadas a partir de terça-feira (26) devido ao aumento dos casos de Covid-19.
Além disso, nessa quarta-feira (27), a empresa que fornece equipamentos de imagem aos hospitais de Teresina retirou algumas de suas instalações do HUT.