O governador Rafael Fonteles fez um balanço das conquistas no campo da segurança no Piauí e disse que a meta é diminuir os índices de violência até 2024.
O gestor estadual afirma que o objetivo pode ser alcançado por meio de medidas para reforçar a segurança, como a aquisição de equipamentos e a expansão do efetivo.
Rafael Fonteles afirma que, como resultado da Operação Interditados, o número de homicídios e roubos de celulares no Piauí já diminuiu.
“A grande meta é a redução dos indicadores de violência, as ações na segurança são meios para atingir essa finalidade. Nós estamos fechando o ano com redução superior a 12% nos índices de homicídios, nos últimos meses temos reduzido em mais de 30% o índice de roubo de celulares, com contribuição pela Força de Segurança do Estado do Piauí”, explicou.
O objetivo mais ambicioso do governador é colocar o Piauí no padrão da ONU em relação à taxa de homicídio por pessoa.
“A meta do próximo ano é uma redução percentual no mínimo no mesmo patamar de 2022 para 2023, para que ao longo do nosso mandato a gente atinja a meta mais ousada e estabelecermos o padrão da ONU de indicador de violência com no máximo 10 homicídios a cada 100 mil habitantes, essa é a meta que nós estamos perseguindo. Não basta a sensação de segurança melhorar, se fomos aferir por isso já temos uma grande vitória neste ano, pois já melhorou muito, mas não queremos apenas isso, mas sim a redução dos indicados de homicídios e roubos de celulares”, complementou.