Nessa segunda-feira (02), Teresina registrou fortes chuvas com granizo e ventos intensos, deixando alguns bairros da cidade sem energia elétrica.
Por Redação Folha Expressa | Publicado em 03/11/2020 às 11H35
Teresina registrou uma forte chuva com granizo e ventos intensos durante a tarde dessa segunda-feira (02). O fenômeno de granizo ocorreu em alguns bairros na capital, uma moradora registrou o momento em que granizos caíram no quintal de sua residência, na Zona Sudeste da Capital. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) anunciou um alerta para o risco de chuvas fortes e ventos intensos em alguns estados do Nordeste.
Em uma rede social, a estudante de arquitetura, Maria Clara Lima, publicou uma foto onde mostra o granizo na grama de sua residência, localizada no Bairro Gurupi, região Sudeste de Teresina. Ela nunca havia presenciado o fenômeno e resolveu gravar um vídeo.
Em entrevista à Folha Expressa, a Meteorologista, Sônia Feitosa, explica que esse tipo de fenômeno acontece no período de transição entre as variações climáticas do clima seco para o período úmido (período de chuvas) e é comum algum tipo de tempestade.
“Esse período de transição entre o período quente para o úmido, que são os períodos das chuvas, é mais comum essas ocorrências de chuvas com alguns tipos de tempestades. Tempestades estas, que podem ser como uma forma de trovoadas, relâmpagos, ventos fortes ou até mesmo queda de granizo. Antes, as pessoas acreditavam que as quedas de granizo só acontecia em regiões mais frias, que não é verdade. Isso acontece em regiões frias e quentes, e sempre depois de um dia com temperaturas altas. Teresina registrou ontem (02), 37º, em um dia que estava bastante úmido, por isso que ocorreu o fenômeno”, ressalta.
O Instituto Nacional de Meteorologista (Inmet) emitiu alerta de chuvas fortes e ventos intensos na maior parte dos estados do Nordeste do país. No Piauí, as regiões Sul e Central do estado receberam um “alerta laranja”, com o risco de queda de galhos, alagamentos, descarga elétrica e corte de energia elétrica.
De acordo com o Instituto, podem cair fortes chuvas de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos com velocidades entre 60 km/h à 100 km/h.
Ainda de acordo com a meteorologistas, há condições de mais chuvas fortes com rajadas de ventos, principalmente na região Sul do Piauí. Porém, está havendo Zona de Convergências com ventos úmidos no Atlântico Sul.
“Há condição de pelo menos nesses três dias, à essa mesma condição em todo o estado do Piauí de ventos fortes em alguns municípios do estado. Agora, onde deve acontecer esses episódios mais fortes, podem ser na região Sul do estado onde está bem mais próximo do sistema meteorológico, onde a Zona de Convergência do Atlântico Sul estão com ventos úmidos e que passam pelos estados de Amazonas, Tocantins, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e no Sul do Piauí, onde há maiores chances de grandes tempestades neste local.
Em Teresina, a forte chuva teve duração por cerca de quatro horas e fez com que o fornecimento de energia elétrica pudesse oscilasse em várias regiões de Teresina.
Em uma nota divulgada pela Equatorial Energia, o órgão explica que a oscilação aconteceu depois que algumas proteção atuaram para a segurança do sistema, ocasionando a interrupção do fornecimento de energia em alguns bairros da cidade. (Confira a nota na íntegra).
O Inmet recomenda para as pessoas que, em caso de rajadas de ventos, não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Recomenda ainda não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Confira a nota da Equatorial Energia:
A Equatorial Piauí esclarece que em função dos fortes ventos e descargas atmosféricas em algumas regiões de Teresina, no final da tarde desta segunda-feira, dia 2, algumas proteções atuaram para segurança do sistema, ocasionado a interrupção do fornecimento de energia.
A Distribuidora informa que as equipes de plantão já estão trabalhando para a recomposição do sistema. A Equatorial Piauí possui plano de contingência e já havia reforçado as equipes de atendimento emergencial, em função da previsão de condições climáticas adversas no dia de hoje.
https://1ef6718058210ded01bd3038b24f9605.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html Em caso de falta de energia, os clientes podem entrar em contato com a Equatorial por meio da central 0800 086 0800, pela assistente virtual Clara, no WhatsApp (86) 3228-8200, aplicativo Equatorial Energia ou pelo site equatorialenergia.com.br
Discussão sobre este post