Por Yáscara Santos e Juliana Vieira / Publicado em 02/11/2020 ás 18H45
A odontologia voltada para estética do sorriso tem ganhado cada vez mais atenção da mídia, estimulando as pessoas a buscarem soluções rápidas e de baixo custo aderindo a tratamentos como clareamento dental com produtos de venda livre e sem prescrição ou orientação profissional.
No entanto esses cremes clareadores autoaplicados contém pequenas quantidades de agentes clareadores e grande quantidade de abrasivos em sua fórmula, provocando desgastes nas estruturas dentárias e consequentemente apenas a remoção de manchas superficiais, ocasionando uma sensibilidade dentária (dor a qualquer estímulo ou mudanças de temperatura) irritação gengival (gengiva com coloração alterada , sangrante e inchaço) ou até uma retração gengival (afastamento do tecido).
Não existindo atualmente comprovação ou ensaios clínicos afirmando eficácia científica desses produtos ou danos a longo prazo. Por isso a importância da supervisão de um profissional cirurgião dentista garantindo o tempo clínico correto em que se realiza o clareamento através de uma reação química moderada e evolução clínica.
Confira o vídeo:
Dra. Daylana Pacheco, cirurgiã-dentista e doutora na área de odontologia estética explica sobre os cuidados com os cremes dentais clareadores.
Discussão sobre este post