A Fundação Municipal de Saúde inicia neste sábado (02) a campanha de vacinação contra a raiva. No primeiro dia de vacinação serão imunizados os animais da zonas Norte e Leste da capital. A vacinação será das 8h às 17h.
Ao todo, 135 postos estarão disponíveis em todos os bairros das referidas zonas para imunização dos pets, além de um drive thru debaixo da Ponte Estaiada.
“No sábado seguinte (09) será a segunda etapa, contemplando os bairros das zonas Sul e Sudeste, e em seguida será a vez da zona rural, em datas que serão posteriormente divulgadas”, explica Élcio Leite, gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), que coordena a campanha.
“Convidamos todos os tutores de cães e gatos das zonas Norte e Leste para levar seus animais a um dos postos de vacinação e garantir a dose desses animais”, alerta Élcio Leite. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja: protegendo o seu animal você também se protege”, reforça o gerente.
A raiva é uma doença aguda do sistema nervoso central, causada por um vírus que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. Uma das formas de se fazer o controle desta doença é a vacinação dos animais domésticos, principalmente cães e gatos, espécies estas que têm maior proximidade com os seres humanos. Portanto, o Ministério da Saúde através dos municípios, estabelece campanhas de vacina anualmente.