Consumidores em todo o estado do Piauí, estão expressando uma crescente insatisfação com os serviços prestados pela Equatorial Piauí, à medida que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um aumento médio de 14,70% na revisão tarifária periódica de 2023, deixou os consumidores ainda mais preocupados, tendo em vista que o serviço prestado pela concessionária de energia apresenta muitas falhas.
A decisão desse aumento impactará diretamente 1,4 milhão de unidades consumidoras espalhadas pelos 224 municípios do estado. A desaprovação por parte dos usuários é impulsionada não apenas pelo aumento nas tarifas, mas também pela falta de assistência quando ocorre uma queda de energia. Em alguns municípios do estado, famílias passam mais de 03 dias sem energia elétrica, causando prejuízo no bolso das famílias tendo em vista que alguns alimentos precisam ser refrigerados.
Esse aumento tarifário, justificado pela Aneel com base em custos relacionados à distribuição e encargos setoriais, cria um cenário de incerteza financeira para os consumidores piauienses, que agora enfrentam desafios adicionais em meio a um contexto econômico já desafiador.