Victor Hugo Almeida, presidente da Investe Piauí, compartilhou detalhes sobre o ambicioso projeto de Hidrogênio Verde em coletiva de imprensa nesta terça-feira (28/11). Ele destacou a importância da viagem para a COP, ressaltando o convite dos presidentes Lula e da União Europeia.
O projeto piauiense ganhou prioridade devido à crescente demanda europeia. Victor Hugo enfatizou a significativa velocidade com que o projeto avançou globalmente. Ao abordar os números, Almeida revelou que os 10 gigas de eletrólitos para a produção de hidrogênio representarão um investimento de cerca de 14 bilhões de euros, equivalente a 60 milhões de reais.
O presidente da Investe sublinhou a necessidade de dobrar essa capacidade com energia solar e eólica, além de ressaltar que esse empreendimento, composto por 60 bilhões de projetos privados ao hidrogênio e 120 bilhões em projetos de energia eólica, se configura como o maior investimento na história do estado e um dos mais significativos do Brasil.
“Viajaremos amanhã para COP, através de convite que foi feito pelo presidente Lula e a presidente da União Europeia, para continuar importantes discussões do maior projeto de Hidrogênio Verde do mundo. A demanda europeia tem colocado o projeto do Piauí na pauta de prioridade. Dentre todos os projetos do mundo, o do Piauí entrou em uma velocidade muito significativa por conta disso”, destacou.
Victor Hugo informou que o projeto será dividido em fases, e que a primeira será entregue ainda no primeiro bimestre de 2027.