O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, se reuniu neste domingo (26) com os moradores da comunidade Chapadinha Sul, para o “Café com as Comunidades”, projeto em que o chefe do executivo municipal se reúne com moradores da capital, a fim de ouvir e atender suas reivindicações.
A reunião foi acompanhada pelo presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC), Neto do Angelim, e pela equipe da Eturb (Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano), João Duarte Pessoa – presidente; Edmilson Ferreira – secretário-executivo; e Camilla Rosal – coordenadora de Regularização Fundiária.
Durante o encontro, os moradores e lideranças da comunidade apresentaram suas reivindicações, destacando a necessidade de regularizar as terras da Chapadinha Sul.
“Estamos aqui para ouvir as demandas dessa comunidade que precisa dos nossos serviços e claro, melhor vir presencial para ouvir e entender suas necessidades. Temos aqui 1 200 famílias que não são donos das suas propriedades. Olha, aqui é um pouco diferente, mais delicado, mas vamos trabalhar em prol desses títulos de terra para essa comunidade. Não terá custo nenhum para as pessoas aqui, já estamos trabalhando em relação a isso e logo todos estarão com os títulos na mão”, afirmou o prefeito de Teresina Dr. Pessoa.
Neto do Angelim, proponente do encontro, destaca a importância da ida do prefeito para ouvir a comunidade e de buscar formas de solucionar as demandas solicitadas.
“Essa é uma comunidade que há mais de 25 anos vive sob pressão com pessoas dizendo ser dono da terra, dando pressão naquelas pessoas mais antigas, são senhores, pessoas aposentadas, que moram e residem, são mais de 1200 famílias. E aqui agradecer ao prefeito que hoje entrou nessa briga aqui para que possa estar dando a posse da terra a essas pessoas. Então, é gratificante estar aqui na Chapadinha Sul, junto com o nosso prefeito, dando essa bela notícia aqui aos moradores dessa comunidade”, falou Neto do Angelim.
Edna Mendes, representante do Instituto José Mendes, esteve no encontro para acompanhar as necessidades para a realização da regularização.
Estamos hoje na Chapadinha Sul, acompanhando a regularização dos lotes que serão entregues, que serão regularizados pelo nosso prefeito Dr. Pessoa, a pedido pelo Neto do Angelim, estamos aqui representando as comunidades e acompanhando essa necessidade longa que na qual a gente passou e que vai ser suprida agora pelo Dr. Pessoa. A gente tem registrado 1.050 pessoas. Dessa regularização o mais rápido possível por parte da prefeitura.
De acordo com o presidente da Eturb, João Duarte Pessoa, as primeiras providências serão tomadas para agilizar o processo de Regularização Fundiária da região.