A Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Dogim Felix (PP) que trata do reconhecimento e valorização da festa da melancia , em Jatobá do Piauí.
“Esta Casa aprovou o PL de minha autoria para que a festividade, que ressalta a potencialidade de Jatobá, idealizado pelo meu pai , Joãozinho Félix, se torne Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Piauí. Estou muito feliz!”, destaca Dogim Felix.
A cidade de Jatobá do Piauí, a 134 km de Teresina, ficou conhecida como capital da melancia pela produção da fruta, gastronomia e por conta do festival, que movimenta a economia e atrai visitantes. No período do verão, a safra que fica ainda melhor, deixa produtores e moradores mais otimistas quanto à economia e cultura local.
O patrimônio imaterial é transmitido de geração em geração, gerando um sentimento de continuidade e identificação. A noção de patrimônio imaterial engloba o universo das culturas populares tradicionais e os indivíduos buscam preservar e valorizar em respeito às gerações passadas.
Mais sobre Dogim Félix
Dogim Felix assumiu o mandato no dia 5 de julho e em pouco mais de 3 meses tem tido um atuação elogiada.
Comprometido a aproveitar cada minuto na Assembleia Legislativa, o parlamentar já tem muitos projetos tramitando na Casa e uma atenção especial com a região dos carnaubais.
“Eu preciso aproveitar cada oportunidade para ter resultados, estou bastante focado. Consegui aprovar requerimentos importantes, e estou muito feliz com o trabalho realizado até aqui.”, destaca ele .
Entre os projetos de lei apresentados por Dogim Félix, a proposta da obrigatoriedade de exames de ecocardiograma para crianças nascidas com síndrome de down , já que 50% deles nascem com cardiopatia. Outra proposta , já aprovada, é o reconhecimento dos festejos de Santo Antônio , da nossa Campo Maior, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Piauí. Entre os requerimentos, viatura da Polícia Militar para Jatobá do Piauí, já aprovado e ainda uma unidade do corpo de bombeiros para região e ainda a recuperação da PI 320 que liga Campo Maior a Jatobá, também aprovado pela Casa.
“Acabo de apresentar mais um projeto de lei destinado para as crianças com Transtorno do Espectro do Autismo- TEA, para trazer mais cidadania a esse público que merece nossa atenção. Estou atento também a sugestões dos piauienses acerca de suas expectativas. Estou aqui para servir , contribuir e colaborar!” complementa Dogim Félix.
É importante ressaltar também que a política é algo natural para o deputado, ele cresceu no universo político, acompanhando o pai, Joãozinho Félix que é prefeito de Campo Maior e foi prefeito de Jatobá do Piauí por duas oportunidades, até hoje lembrado com carinho pela população. Por isso, o sonho de seguir nesse caminho também cresceu e está rendendo frutos.
Atuante, o deputado está na oposição ao governo petista, mas as questões partidárias não interferem em suas atividades: “Sou de uma sigla de oposição, mas não é uma oposição ao Piauí!”, declarou ele na ocasião de sua posse como deputado estadual.