O flagrante aconteceu na tarde de ontem (27), no município de Piripiri. O homem foi preso e encaminhado para a Delegacia da cidade.
Por Luis Fernando Amaranes | Publicado em 28/10/2020 às 14H32
Um homem que não teve a identidade revelada, foi preso na tarde dessa terça-feira (27), suspeito de maus-tratos contra uma cadela de estimação, no Bairro Floresta, no município de Piripiri, distante de 160 quilômetros de Teresina. O homem foi flagrado por vizinhos “estuprando” o animal.
De acordo com informações da Polícia Militar do Piauí, membros de um grupo de proteção aos animais da região, informaram aos policiais que o indivíduo possui várias passagens pela polícia por maus-tratos contra o animal. Moradores presenciaram o crime e tentaram impedir que o homem continuasse mantendo ato sexual contra a cadela, mas o indivíduo acabou ameaçando as pessoas com uma arma branca.
A Polícia Militar foi acionada ao local e impediu a ação. O homem foi preso e encaminhado para a Delegacia Regional de Piripiri. Durante a prisão, foi apreendido um facão, que teria sido usado para ameaçar os moradores. Ele deve responder por crime de maus-tratos contra animais.
O animal foi resgatado por um grupo de protetores de animais e está recebendo todos os cuidados necessários. Até o fechamento desta matéria, não foi divulgado o estado de saúde da cadela.
Condenação pode chegar a cinco 5 anos de prisão
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que aumenta as penas para quem maltratar cães e gatos. Este crime passa a ser punido com prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, a novidade do projeto. Antes, a pena era de detenção de três meses a um ano, além de multa. A pena de reclusão da nova lei prevê cumprimento em estabelecimentos mais rígidos, como presídios de segurança média ou máxima. O regime de cumprimento de reclusão pode ser fechado, semiaberto ou aberto.
Maus-tratos
Em meio à pandemia da covid-19, que manteve mais pessoas em casa, aumentaram os registros de denúncias de maus-tratos a cães e gatos, segundo relatos de organizações não-governamentais de defesa e proteção animal. De acordo com a Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA), somente em São Paulo essas denúncias de violência contra animais apresentaram aumento de 81,5% de janeiro a julho de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 28,8 milhões de domicílios com, pelo menos, um cachorro e mais 11,5 milhões com algum gato.
Discussão sobre este post