O governador Rafael Fonteles participou, na noite desta terça-feira (17), em Brasília, da inauguração da sede do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). O chefe do executivo piauiense já foi presidente da instituição por quase quatro anos e destacou papel do Comitê na defesa dos interesses dos estados brasileiros, sobretudo com a reforma tributária.
Fonteles destacou o papel do Comsefaz em debater a reforma, que agora está no Senado Federal. “Eu acabei de vir numa reunião com o senador Eduardo Braga e estou na batalha, agora no Senado, para tentar contribuir para a reforma tributária. Saí de lá com a certeza de que o tema vai ser votado até o início de novembro, em breve a gente vai conhecer o texto do relator e mais uma vez destaco aqui o problema do nosso federalismo, que é essa concentração absurda de atribuições e de poderes na união”, conta.
O governador parabenizou o atual presidente do Comitê, Carlos Eduardo Xavier, e explicou que existe uma maior concentração de recursos com o Governo Federal, e que o Comsefaz tem sido atuante para rever a questão. “É uma instituição que está de parabéns pelo trabalho, muitas pessoas contribuem, pois conta com uma qualidade de pessoas fabulosas, porque cada secretaria tem um quadro profissional e muitos deles trabalham e contribuem para isto”, acrescenta.
Em agenda em Brasília, Rafael Fonteles participou, durante a tarde, de uma reunião com a bancada federal do Piauí, além de uma audiência com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Em seguida, Rafael Fonteles teve uma audiência com o senador Eduardo Braga.
Sobre o Comsefaz
O Comsefaz foi instituído em 28 de setembro de 2012, tendo como objetivo principal promover a integração e a articulação entre as Secretarias de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal, fortalecendo a gestão nos estados.
O Comsefaz tem atuado fortemente na discussão e formulação de ideias para uma reforma tributária que simplifique e modernize o modelo tributário, e contribua para um ambiente de negócios que favoreça os investimentos e o crescimento do país.