Nesta terça-feira (17), o Presidente da Câmara Municipal, Enzo Samuel, concedeu uma entrevista para esclarecer os recentes acontecimentos relacionados ao Projeto de lei que tramita na casa legislativa, para permitir vendedores ambulantes de volta ao centro da cidade de Teresina.
O presidente detalhou que a prefeitura não conseguiu o número de votos necessários para que o projeto fosse encaminhado à pauta e enfatizou que a Câmara conduziu o processo respeitando a lei e que todos os procedimentos foram seguidos.
Enzo falou sobre a postura do líder do prefeito e os ânimos acirrados entre os vereadores Antônio José Lira e Gustavo Carvalho e expressou seu desejo de que o debate possa ocorrer de forma mais tranquila e construtiva, sem ataques pessoais.
“Da forma que eu pude, eu tentei conduzir. Infelizmente, no momento que se tornou um debate mais caloroso, eu tive que encerrar a sessão, mas a mim cabe fazer exatamente isso, seguir o regimento dessa casa, conduzir os trabalhos para que as votações aconteçam, os projetos que estava na pauta hoje foram votados, a prefeitura não conseguiu a votação pro regime de UGC, então eu acredito que nós conseguimos fazer esse trabalho”. disse Enzo.
Sobre a possível pressão da prefeitura sobre o legislativo, Enzo Samuel afirmou que acredita que os vereadores não se deixam sujeitar a pressões e que o projeto discutido é de grande importância para a cidade, por isso é crucial que o debate seja produtivo.
o presidente esclareceu que a Câmara é um espaço aberto ao público. Quando questionado sobre a possibilidade de investigar a quebra de decoro, o Presidente mencionou a existência da ouvidoria e corregedoria na Câmara, mas esclareceu que até o momento não houve discussão sobre esse assunto. Ele também defendeu a legitimidade da comissão que analisa o projeto, destacando que ela atua dentro dos limites da lei e do regimento interno.
O Presidente encerrou a entrevista deixando claro que o projeto estará sujeito ao regimento interno quanto à sua reintrodução na pauta da Câmara, e que o processo seguirá de acordo com as normas estabelecidas.