Os escritórios regionais da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi) serão totalmente revitalizados. O contrato para a execução das obras foi assinado nesta segunda-feira (16), pelo secretário Fábio Abreu e pelo diretor-Geral da Adapi, João Rodrigues. O processo seguirá para publicação no Diário Oficial do Estado e, posteriormente, para a emissão de ordem de serviço e empenho para a execução das obras, que iniciarão ainda este ano. O recurso no valor de R$ 750 mil já foi assegurado pelo governador Rafael Fonteles para a primeira etapa das reformas.
Inicialmente serão reformados os prédios dos municípios de Bom Jesus, Corrente, Jaicós, Esperantina, Piripiri, Parnaíba e dois em Teresina – um localizado próximo ao balão do São Cristóvão, onde funcionará a Unidade de Sanidade Animal e Vegetal (USAV) de Teresina, e o outro espaço que fica no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde. A partir de janeiro de 2024, o projeto de reforma e modernização da Sada/Adapi será executado nos demais escritórios espalhados pelos municípios do Piauí, atendendo a um total de 37 unidades.
O secretário Fábio Abreu explica que a iniciativa irá favorecer o atendimento ao público, que recebe da Sada ações de assistência técnica. Além disso, contribuirá também para o fortalecimento do setor agropecuário no estado.
“É um pedido que fizemos ao governador e ele prontamente atendeu. O processo de reestruturação nas nossas regionais terá início neste ano, com continuidade no próximo. O nosso objetivo é revitalizar e restaurar todas as unidades que temos da Sada/Adapi. É importante destacar que nesse processo, iremos entregar além da reforma, uma unidade com móveis novos, ar-condicionado, equipamentos, buscando também, já nesse mesmo período, a aquisição dos transportes. Tudo isso para que o nosso servidor possa trabalhar dentro do que ele merece, com condições adequadas e, consequentemente, prestando um bom serviço para a população, pois esse processo visa uma maior comodidade para os produtores e agricultores que são assistidos por nossos profissionais”, explica o secretário.
O diretor-geral da Adapi, João Rodrigues, destaca que esse é um passo importante para a Agência, já que cumpre uma das metas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para que o estado se torne livre da febre aftosa sem vacinação.
“O estado tem vocação e vem crescendo a passos largos no setor agropecuário. Além de ser uma recomendação da auditoria do QualiSV do Mapa, na questão estrutural, a demanda compõe uma das metas para tornar o estado livre de febre aftosa sem vacinação. Com isso teremos uma melhora na capacidade de atendimento da Secretaria e da Agência, dando conforto ao criador e ao servidor. Além de integrar em um só local os serviços de assistência técnica e defesa agropecuária, a medida irá facilitar o acesso à informação, dando mais agilidade na comunicação de problemas que sejam de importância da fiscalização, ou atendimento a doenças animais dentro do prazo legal”, conclui João Rodrigues.