A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), através da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão (Elepi), promove nos próximos dias 17 e 18, o seminário “Parlamento e Cultura”, que é em parceria com a Academia Piauiense de Letras (APL), a Academia Piauiense de Letras Jurídicas (APLJ) e o Instituto Presente. O objetivo é resgatar a história e as contribuições de parlamentares da Assembleia Legislativa do Piauí para a educação e cultura piauiense e difundir junto à sociedade, aos estabelecimentos de ensino, às associações culturais e aos órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.
A primeira edição do seminário acontecerá no Salão Nobre da Assembleia Legislativa “Deputada Francisca Trindade”, das 19h às 21h, com a realização de várias palestras sobre a atuação e a obra de Wilson de Andrade Brandão (in memoriam), patrono da Escola do Legislativo do Piauí e que também leva o nome do auditório da Academia Piauiense de Letras (APL).
A escolha do educador, ex-deputado estadual, jurista e incentivador da cultura, marca o fim do ano-centenário de Wilson de Andrade Brandão. Um homem que dedicou sua vida pública à educação e à cultura de seu povo e de seu estado.
De acordo com a programação, no dia 17, a abertura do evento vai contar com os pronunciamentos do diretor da Escola do Legislativo, José Osmar Alves, do presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), jornalista Zózimo Tavares, do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Piauí, Celso Barros Coelho Neto, do presidente da Elepi, deputado Francisco Limma e do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Franzé Silva.
Em seguida, haverá a palestra sobre o tema “Wilson Brandão e a geração de 1945 no Piauí”, ministrada pelo Professor Mestre Antônio José Medeiros. A segunda palestra da noite será “Wilson Brandão, o historiador”, proferida pelo Professor Doutor Antônio Fonseca dos Santos Neto.
No dia 18, às 19h, a palestrante será a Professora Doutora Fides Angélica Ommati, que dissertará sobre o tema “Wilson Brandão, o jurista” e, encerrando o seminário, o deputado estadual Wilson Brandão discorrerá sobre seu pai “Wilson Brandão, o político”. Cada palestra terá a duração de 50 minutos.
“Do seminário Parlamento e Cultura resultará a edição de um livro com as palestras para consolidar o legado histórico do homenageado Wilson de Andrade Brandão”, adiantou José Osmar Alves.