Próximo dia 3 de outubro, às 8h30, acontecerá a abertura oficial da Campanha Nacional de Multivacinação na capital, que será sede da abertura também a nível de Piauí. O evento acontecerá na Unidade Básica de Saúde Dr. Antônio Benício Freire e Silva (UBS Poty Velho), com visita técnica de equipe do Ministério da Saúde, que conhecerá as instalações e os funcionários locais.
Todas as Unidades Básicas de Saúde de Teresina estarão abertas para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, de zero a 15 anos. A meta da campanha é aumentar a cobertura vacinal da BCG e Rotavírus para 90% e a dos outros imunizantes para 95% até o fim do ano.
Todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente estarão disponibilizadas nas unidades de saúde. No calendário da criança, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, são 14 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A.
“No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente”, afirma Emanuelle Dias, da coordenação de vacinação da Fundação Municipal de Saúde (FMS).