Na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), encontra-se em tramitação um Projeto de Lei que tem como objetivo tornar obrigatória a realização do exame de ecocardiograma pediátrico em recém-nascidos com síndrome de Down no estado do Piauí.
A iniciativa, proposta pelo deputado Dogim Félix, visa garantir que esse exame seja realizado em todos os estabelecimentos de saúde pública do estado, mediante solicitação médica.
O deputado Félix justifica a proposição com o intuito de assegurar os direitos fundamentais dos recém-nascidos com síndrome de Down no Piauí. O projeto busca oferecer uma maior atenção à saúde dessas crianças desde os primeiros momentos de vida, promovendo diagnósticos mais precisos e precoces, o que pode ser crucial para o seu desenvolvimento e qualidade de vida.
“É de extrema importância que o exame de ecocardiograma, o ultrassom do coração, seja realizado logo após o nascimento do bebê, já que cerca de 50% das crianças que nascem com síndrome de Down apresentam algum tipo de cardiopatia. Dessa forma, o diagnóstico da doença traz benefícios à criança e à família”, disse Dogim Félix.