A Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) esteve presente na Feira dos Municípios 2023. Durante o evento, realizado de 21 a 24 de setembro no Centro de Convenções de Teresina (CCT), a equipe divulgou a plataforma Gov.Pi Cidadão, lançada recentemente pelo Governo do Piauí para facilitar o acesso a diversos serviços públicos e diminuir as burocracias. Muitos visitantes puderam baixar o aplicativo e obter mais de 50 serviços, que envolvem vários órgãos do estado, na palma da mão.
Uma dessas pessoas foi Alan Kelvin, que estava na feira e conseguiu acessar o aplicativo e fazer a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Estou aqui no estande da Etipi. Acabei de conhecer o aplicativo e achei bastante interessante, vi que poderia facilitar a minha vida porque no momento estou precisando renovar a minha CNH e só o fato de eu não ter que ir lá no Detran é maravilhoso. Consegui resolver aqui, de forma fácil e prática pelo aplicativo”, afirmou Alan.
A empresa também apresentou uma programação voltada para a tecnologia e inovação no estado do Piauí, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e detalhes do trabalho realizado na cibersegurança do estado; informações sobre o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), e um espaço sobre o Laboratório de Inovação do Piauí (LIPI).
Gov.Pi cidadão já teve mais de 10 mil downloads
A plataforma Gov.Pi Cidadão contabilizou bons resultados de acesso na primeira semana após o seu lançamento, ocorrido no último dia 18 de setembro. São mais de 10 mil downloads nos sistemas Android e iOS, além de 7.689 novas contas criadas. Destas, 75% já possuem o padrão de acesso nível ouro. Os serviços que envolvem o departamento de trânsito foram os mais acessados nessa primeira semana.
O presidente da Etipi, Ellen Gera, reuniu as equipes que cuidam do desenvolvimento e gerenciamento da plataforma, para uma análise e balanço dos indicadores. “Encerramos a primeira semana de lançamento do Gov.Pi Cidadão com bons resultados. Essa é a plataforma do governo digital chegando aos piauienses dentro dessa perspectiva de transformação digital, uma meta do governador Rafael Fonteles para o nosso estado”, afirmou.
Ao acessar a plataforma, o usuário pode dispor de atividades em diversas áreas, são elas: assistência social e cidadania (Seid), desenvolvimento, comércio e indústria (Piauí Fomento), educação e pesquisa (Seduc), finanças e tributação (Sefaz), meio ambiente e clima (Semarh), saúde e vigilância sanitária (Sesapi), segurança pública (SSP), Trânsito, Veículos e Habilitação (Detran), e vida funcional do servidor público (Sead).
Após essa etapa do lançamento dos primeiros serviços, a Etipi inicia novas frentes de trabalho, a fim de ampliar a oferta no Gov.Pi Cidadão. “Nas próximas semanas, vamos dialogar com todas as secretarias, buscando trazer novos serviços. A nossa meta é facilitar a vida do cidadão piauiense que busca o serviço público, evitando filas e burocracia”, concluiu o presidente.
O Gov.Pi Cidadão está disponível nas lojas de aplicativo para o celular, nos sistemas Android e iOS. A população pode acessar ainda o site oficial do Governo do Estado, clicar no botão Gov.Pi Cidadão e navegar na carta de serviços da plataforma. O acesso ao Gov.Pi Cidadão pode ser feito por meio do gov.br e também pelo ID Piauí.