As salas multifuncionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de oito unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Teresina vão passar a ser melhor equipadas. Isto porque elas foram contempladas com o Programa Sala de Recursos Multifuncionais, do Ministério da Educação (MEC), por meio do PDDE Interativo.
O Programa destina recursos financeiros para equipar salas de recursos multifuncionais e bilíngues de surdos, destinadas ao atendimento educacional especializado, visando à aquisição ou adequação de itens que compõem essas salas às escolas públicas municipais, em conformidade com o Programa Escola Acessível.
“Foram disponibilizados neste semestre recursos para oito unidades de ensino da zona rural de Teresina, que se somam a outras três que já haviam obtido aprovação neste ano: Escola Municipal Eurípedes de Aguiar, Centro Municipal de Educação Infantil Emerson de Jesus e E. M. Manoel Paulo Nunes. Cada uma delas vai receber R$ 20 mil para incrementar a sala de recursos. O Plano de Atendimento já foi aprovado e a liberação dos recursos ocorre em breve”, explica Karina da Silveira, técnica da Divisão de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e responsável pelo Programa Sala de Recursos no município de Teresina.
As oito unidades de ensino que receberão os recursos neste semestre são: Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sagrado Coração de Jesus; CMEI Santa Teresinha; Escola Municipal Teodoro Machado Coelho, E. M Santa Sofia; E. M. Tapuia; E. M. João Paulo I; E. M. Joaquim de Macedo; e E. M. Manoel Nogueira Lima.
Os recursos podem ser utilizados na aquisição de itens e materiais pedagógicos; cadeiras de rodas; bebedouros acessíveis; produtos de tecnologia assistiva, equipamentos e materiais para o atendimento educacional especializado bilíngue de surdos, entre outros.