O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), da Secretaria da Administração (Sead), e em parceria com a Escola de Governo do Estado (Egepi), acaba de lançar o curso “Planejamento e Gestão alinhados com o Plano Piauí 2030”. O curso é voltado para servidores públicos estaduais e tem foco em conceitos de planejamento estratégico aplicado à gestão pública. Dividido em três vídeoaulas, o conteúdo já pode ser acessado no canal da Seplan no Youtube.
O curso investe na capacitação e formação continuada dos servidores. “Nós estamos alinhados com a Seplan, para aproveitar diagnósticos e mapeamentos, feitos pela secretaria, a fim de fornecer capacitações e treinamentos sob medida às necessidades dos servidores do estado”, disse Carlos Alberto, diretor da Egepi. A superintendente da Cepro, Cintia Bartz, destaca que o curso é parte das ações com foco em temas fundamentais para a atual gestão. “É uma série de três aulas temáticas, com temas pertinentes à gestão pública”, esclareceu.
A aula 1, cujo tema é Planejamento Estratégico e Gestão Pública, apresenta estes dois conceitos no processo de planejamento da execução dos compromissos vinculados às setoriais por meio do Plano de Gestão. O conteúdo é ministrado por Débora Ferraz, diretora de Planejamento Estratégico Participativo da Cepro/Seplan e Thiscianne Pessoa, gerente de Planejamento Estratégico Territorial do órgão.
A aula 2 discorre sobre o Plano Piauí 2030, destacando seu processo de elaboração, sua estrutura e como está disposto o planejamento a médio e longo prazo. A aula 2 é ministrada por Joana Bispo, gerente de Cooperações Institucionais da Cepro/Seplan e Luísa Sobral, coordenadora nacional do projeto ODS Piauí.
Encerrando, a 3ª aula destaca a conexão do Plano Piauí 2030 com o Plano de Gestão e os compromissos estabelecidos, e é explanada por Thiscianne Pessoa e a gerente de Avaliação do Planejamento Estadual da Cepro/Seplan, Edangela Gomes.