O município de Canto do Buriti enfrenta agora um novo desafio que levou à suspensão das aulas já por três dias consecutivos: a falta de combustível para o transporte dos alunos que residem na zona rural.
Segundo informações repassadas a Folha Expressa, a situação se agravou nos últimos dias, uma vez que nenhuma empresa quer fornecer combustível para a Prefeitura pela falta de pagamento. Só em uma empresa o débito chega a ser de mais de 1,2 milhões de reais. Essa situação afetou a frota de ônibus escolares responsáveis por levar os estudantes das áreas rurais até as escolas da cidade. Esse serviço vital para a educação das crianças e adolescentes tornou-se impossível de ser mantido pela atual gestão municipal , levando à paralisação das atividades nas instituições de ensino.
Os pais e responsáveis dos alunos da zona rural de Canto do Buriti estão preocupados com a interrupção das aulas e com os impactos que essa situação pode ter no progresso educacional de seus filhos. Muitos desses estudantes dependem exclusivamente do transporte escolar para acessar a educação.
Esta situação destaca a importância de um planejamento e fornecimento adequado de recursos para o transporte escolar, especialmente em áreas rurais, onde a dependência desse serviço é fundamental para o acesso à educação de qualidade.
Em nota, enviado nesta terça-feira (19), a assessoria da Prefeitura de Canto do Buriti, através da Secretaria de Educação, disse que o único dia, no referido mês que não houve aula foi na segunda-feira (dia 18/09/2023), onde ocorreu a capacitação dos professores.
A prefeitura disse ainda que a educação das crianças de Canto do Buriti é prioridade para a gestão, sendo esta a maior gestão na construção e reformas de escolas, assim como a capacitação dos professores, pagamento do piso salarial e merenda escolar acompanhada por nutricionistas.