A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí e a Escola Superior da Advocacia (NovaESA) realizam o I Fórum Estadual para Visibilidade e Inclusão dos Trabalhadores da Educação Pública do Piauí, no dia 19 de setembro, das 14h às 19h, de forma presencial no Auditório da OAB Piauí. O evento terá carga horária de 5h/a e o ingresso será 1 kg de alimento não-perecível.
A vice-presidente da OAB-PI, Advogada Daniela Freitas, conta que o objetivo do Fórum é promover a visibilidade e inclusão dos trabalhadores com deficiência nas escolas públicas do Piauí. “São os trabalhadores com deficiência da educação pública do Piauí e os gestores das escolas públicas que precisam compreender a importância da inclusão desses profissionais sem preconceitos,” frisa a vice-presidente.
O Advogado Marcus Andrade, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, explica que muito se fala dos direitos dos alunos PCD. “Os profissionais que convivem com esses alunos são negligenciados de seus direitos, o que causa um prejuízo a eles, criando reflexos em todas as esferas da educação. Quanto mais os profissionais forem capacitados para lidar com os seus próprios direitos enquanto pessoas com deficiência, mais eles também estarão aptos a lidar com os alunos que sejam pessoas com deficiência, e até mesmo os familiares desses alunos que porventura sejam pessoas com deficiência”, complementa o Advogado.
O evento tem apoio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo, Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí, Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas integradas, Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Governo do Piauí.