quinta-feira, novembro 28, 2024

Eventos de ciclismo destacam destinos turísticos piauienses

Neste sábado, 19 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Ciclista, prática que tem movimentado o turismo esportivo no Piauí e fortalecido os destinos com a realização de eventos voltados para o segmento. E um dos maiores eventos de ciclismo do estado, o Capivara Ride, ocorre, neste sábado (19) e domingo (20), no Sítio do Mocó, em Coronel José Dias.

Em sua terceira edição, o evento vai reunir 800 desportistas que competem em um dos cenários mais belos e reconhecidos do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, consolidando-o, assim, como um destino para o turismo de esportes e estimulando que mais pessoas conheçam as potencialidades do atrativo.

Para o diretor de Eventos e Patrocínios da Secretária de Estado do Turismo (Setur), José Neto Monteiro, o ciclismo é um grande aliado para o avanço do turismo piauiense e seus segmentos. “O esporte, assim como projetos que o englobam, é um importante instrumento que conecta pessoas, lugares e culturas. É a partir disso que podemos utilizá-lo para fortalecer o setor. A Setur está atenta e procura investir cada vez mais nesses eventos”, destacou Monteiro.

A capital piauiense, Teresina, é bastante famosa por realizar eventos ciclísticos ao longo do ano, como o GP Teresina de Ciclismo, que ocorreu em maio deste ano, e o The Bike Fest, realizado no início de agosto. Ambos reuniram atletas de vários estados brasileiros que, além de concorrerem a prêmios e se destacarem no meio, tiveram a oportunidade de conhecer e divulgar atrativos turísticos, como o Complexo Turístico Ponte Estaiada e os sítios rurais.

Já no mês de junho, integrando a programação do consagrado Festival de Inverno de Pedro II, a Setur lançou o P2 Experience, projeto que cativou turistas com uma série de ações, incluindo o Cicloturismo. Durante os dias de festival, visitantes puderam passear de bicicleta pelos atrativos turísticos da cidade em um roteiro desenvolvido e acompanhado por guias de turismo. A ação, além de proporcionar uma experiência única, demonstrou a importância desses profissionais, bem como as belezas da terra da opala.

Nesse primeiro semestre do ano, Picos também foi cenário para o Picos Pro-Race, reunindo, inclusive, atletas de outros países. Ele é o quinto maior evento de ciclismo do Brasil e o segundo do Nordeste. Além das provas de bicicleta, a edição enalteceu o artesanato, a gastronomia e a cultura local e promoveu shows musicais através do festival Picos 40º Graus. “É um evento que fomenta vários setores, movimentando a economia e gerando emprego e renda em toda região”, pontuou um dos seus realizadores, Daniel Freitas.

Outro evento ciclístico que estimulou o turismo piauiense, foi o Delta Tour de Ciclismo de Estrada, em Parnaíba. Integrando a programação de férias, a edição contou com cerca de 200 atletas participando nas categorias oficiais, fomentou o comércio local e trouxe, para a região, uma nova opção de lazer turística.

LEIA TAMBÉM

Próxima Postagem

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.