A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) firmará termo de cooperação com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) para articular ações conjuntas de forma a atender às mulheres do campo. As gestoras dos dois órgãos trataram, nesta quarta-feira (19), sobre a parceria.
A secretária das Mulheres, Zenaide Lustosa, disse que a perspectiva é que a Sempi e a SAF possam desenvolver ações dentro do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II) com recursos do Banco Mundial e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
“Isso possibilitará que avancemos não só na organização e na formação das mulheres, mas também que elas possam estar produzindo e, além de produzir, comercializar e ter autonomia econômica. Também incluiremos outras temáticas dentro dessa construção, como a questão das relações de gênero e o enfrentamento à violência, para que possamos trabalhar de forma integrada e fortalecer as políticas para as mulheres rurais”, afirmou Zenaide.
A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, ressaltou a importância do trabalho integrado entre as duas secretarias para o fortalecimento dos órgãos e também para que os resultados sejam mais consolidados. “É fundamental que tenhamos esse trabalho integrado entre as várias secretarias do Estado porque é essa visão interdisciplinar que dará um resultado mais concreto. Então, se a SAF trabalha com mulheres rurais e que estão à frente de empreendimentos rurais, é necessário que a Sempi esteja acompanhando para que possamos fortalecer o processo de formação dessas mulheres e até a identificação de novas lideranças. Esse trabalho conjunto fortalece a Sempi e a SAF”, disse a gestora.