Na manhã desta segunda-feira (3) a Câmara Municipal de Teresina inaugurou a Escola do Legislativo Municipal Vereador Firmino Filho, um espaço destinado a promover treinamento, capacitação e desenvolvimento técnico-administrativo aos servidores públicos, parlamentares e população em geral. O ato foi marcado pela presença do presidente da Casa, Enzo Samuel (PTD), assim como da filha dele, a deputada Bárbara do Firmino (PP) e diversas lideranças tucanas.
De acordo com o presidente da CN, vereador Enzo Samuel, idealizador do projeto, as inscrições para os cursos serão abertas no dia 10 de julho. A Escola do Legislativo Municipal terá pelo menos 16 cursos nas áreas do Direito, Comunicação e Políticas Públicas, incluindo um curso preparatório para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) gratuito. Para o parlamentar, o objetivo é fazer da estrutura aberta na Câmara de Teresina a maior do Brasil.
“É um sonho tanto dos vereadores, quanto da população. Será uma escola do legislativo, a maior do Brasil e daremos início com um curso de especialização em Direito Público, voltado para a área municipal. Será aberto para a sociedade em geral, por isso, também teremos cursos de libras e inglês, também para as lideranças, além do nosso carro-chefe que será um preparatório da OAB-PI, que será voluntário”, destacou.
A iniciativa recebe o nome de Vereador Firmino Filho, como forma de homenagear o ex-prefeito de Teresina, que teve seu nome ligado à política municipal por mais de duas décadas. Segundo Bárbara do Firmino, a homenagem foi merecida, uma vez que o pai sempre valorizou a formação e a qualificação dos servidores e representantes públicos.
“A gente sabe que o prefeito Firmino Filho sempre valorizou muito a educação, a construção dessa nossa educação, fomos uma capital com o maior índice do IDEB, então, ficamos muito gratas com toda essa valorização que está sendo dada pelos vereadores da capital”, declarou.
Embora o nome já estivesse escolhido desde começo do ano, a inauguração da Escola Legislativa acontece em meio a uma polêmica entre Câmara e Prefeitura de Teresina. Na semana passada, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos) vetou completamente um projeto que daria ao prédio que abrigará o Museu da Imagem e Som na capital o nome do ex-prefeito Firmino Filho. O veto tem previsão de ser votado nesta semana e colocará os parlamentares da base do Palácio da Cidade que subscreveram a matéria em uma posição, no mínimo, desconfortável.
Com informações Agência Brasil