O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), visitou na manhã desse último sábado (17) as obras de mobilidade urbana realizadas pelo Governo Federal em Teresina através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Na ocasião, o ministro afirmou que o Viaduto do Mercado do Peixe, na zona Sudeste, deverá ser entregue em agosto deste ano.
Já as obras do rebaixamento do antigo balão da Ladeira do Uruguai devem se estender até setembro de 2024. As duas obras são de grande importância para a mobilidade urbana de Teresina e devem desafogar o trânsito de forma substancial. Passam em média 30 mil carros por dia em cada uma das estruturas.
Wellington Dias estava acompanhando do governador em exercício, Themístocles Filho, do deputado estadual Franzé Silva, deputado federal Dr. Francisco, senador Marcelo Castro, entre outras autoridades.
O ministro reforçou que firmou um compromisso com o presidente Luís Inácio Lula da Silva para trabalhar de forma integrada e participativa, conversando com municípios, governos estaduais e empresários
A gente acredita em time. Agora é hora de pensar no país. Queremos fazer isso com todas as áreas, inclusive o transporte, a infraestrutura. Acreditamos que o planejamento é a melhor sintonia para cumprir demandas. Vamos entregar o viaduto do Mercado do Peixe, que é essencial para a população, e o rebaixamento da João XXIII. Estas obras já com recursos garantidos”, destacou.
O DNIT, responsável pela execução das obras, é uma autarquia federal ligada ao Ministério dos Transportes e tem 22 anos de existência. São mais de 52 mil km de rodovias em todo o Brasil administrados pelo órgão.
“O Piauí tem a oitava maior malha viária do Brasil. No rebaixamento da avenida João XIII, na antiga rotatória, vamos desafogar o trânsito de Teresina em uma região estratégica. O DNIT projetou essa obra e a João XIII vai passar por baixo, com o trânsito fluindo normalmente”, explica superintendente do DNIT, Ribamar Bastos.