Nessa segunda-feira (12), o governador Rafael Fonteles participou do II Summit Piauí – Europa de Hidrogênio Verde, em Berlim, na Alemanha. O evento é promovido pelo Governo do Estado e teve como objetivo apresentar as potencialidades do Piauí na área de energias renováveis para as autoridades, investidores e instituições europeias, com o intuito de atrair investimentos para a produção de hidrogênio verde.
Estavam presentes no evento a prefeita de Berlim, Franziska Giffey; a vice-diretora-geral de Cooperação Bilateral em Ação Climática e Transição Energética, da Agência Internacional de Energia (BMWK), Ursula Borak, que representou o Governo Alemão; o ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil na Alemanha, Luiz Eduardo Gonçalves, que representou o embaixador Roberto Jaguaribe, dentre outras autoridades.
O chefe do executivo estadual contou que a grande meta é tornar o Piauí um dos principais produtores de hidrogênio verde do mundo. Na oportunidade, Fonteles apresentou as vantagens competitivas que o estado apresenta e que facilitam na produção do “combustível do futuro”.
“Produzimos quatro vezes mais a energia que consumimos. O nosso potencial, por outro lado, é dez vezes maior que o produzido. Nós temos o maior parque solar em São Gonçalo do Gurguéia, e o maior parque eólico em Lagoa do Barro e Queimada Nova, da América Latina”, disse.
Rafael Fonteles destacou sobre a Zona de Processamento de Exportação do Piauí (ZPE), a qual facilita as exportações e as atração de investidores, já que o estado é banhado pelo Rio Parnaíba. Ele também frisou que que o H2V Piauí, o Vale de Hidrogênio Verde, está em fase de estudos e planejamento com o objetivo de trazer investimentos, sustentabilidade e geração de emprego e renda.
Por meio de suas redes sociais, Rafael Fonteles disse que “foi um encontro extremamente produtivo, que aponta perspectivas muito promissoras de investimentos para o Piauí, com geração de riquezas para nosso estado, mais oportunidades de negócios e emprego e renda para nossa gente”.
O ministro-conselheiro Luiz Eduardo Gonçalves ressaltou a importância do evento. “O Piauí apresentou muitas oportunidades de investimentos ao público alemão aqui presente, especialmente na área de transição energética. Tenho a certeza de que o estado desponta para ser um dos principais centros de produção de hidrogênio verde no Brasil e no mundo”, destacou.
Também marcaram presença no evento, o professor Jesse Van Griensven Thé, da Universidade de Waterloo (Canadá), que analisou tecnicamente os diferenciais competitivos do Piauí, e o professor Patrick Cnubben, especialista em transição energética, que está contribuindo para a construção do Vale do Hidrogênio no Piauí. Rafael Fonteles estava acompanhado pelo secretário de Governo, Marcelo Noletto; o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida e a primeira-dama, Isabel Fonteles.