O governador Rafael Fonteles participou do II Summit Piauí – Europa de Hidrogênio Verde, nesta segunda-feira (12), no Hotel Adlon Kempinsky, em Berlim, na Alemanha. Promovido pelo Governo do Estado, o evento teve como objetivo apresentar as potencialidades do Piauí e atrair investidores para a produção de hidrogênio verde no estado.
Para mais de 100 investidores e instituições interessadas na temática, o governador frisou que a grande meta é tornar o Piauí um dos principais produtores de hidrogênio verde no mundo. Para isso, apresentou as singularidades que o estado apresenta e que facilitariam a produção deste que é considerado o combustível do futuro.
O governador destacou várias vantagens competitivas que o Piauí tem. “Produzimos quatro vezes mais a energia que consumimos. O nosso potencial, por outro lado, é dez vezes maior que o produzido. Nós temos o maior parque solar – em São Gonçalo do Gurguéia – e o maior parque eólico – em Lagoa do Barro e Queimada Nova – da América Latina. Além disso, somos banhados pelo Rio Parnaíba, o maior rio genuinamente nordestino. Temos, ainda, uma das duas ZPE’s do Brasil, o que facilitaria as exportações e a chegada de investidores. Então, temos capacidade para abrigar o primeiro Vale de Hidrogênio Verde no Brasil”, disse o governador.
O governador reforçou que o H2V Piauí, o Vale de Hidrogênio Verde do Piauí, está em fase de estudos e planejamento com o objetivo de trazer investimentos, sustentabilidade e geração de emprego e renda para o Piauí.
O ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil na Alemanha, Luiz Eduardo Gonçalves, ressaltou a importância do evento. “O Piauí apresentou muitas oportunidades de investimentos ao público alemão aqui presente, especialmente na área de transição energética. Tenho a certeza de que o estado desponta para ser um dos principais centros de produção de hidrogênio verde no Brasil e no mundo”, disse.
Os empresários Pedro Vaquer, da Solatio Energia, e Luciano Guido, da Solar Outdoor Media, que já firmaram compromissos com o estado, apresentaram os seus projetos de implantação de plantas industriais para a produção de hidrogênio verde no Piauí.
Participaram do evento, também, a prefeita de Berlim, Franziska Giffey; Ursula Borak, vice-diretora-geral de Cooperação Bilateral em Ação Climática e Transição Energética, da Agência Internacional de Energia (BMWK); o professor Jesse Van Griensven Thé, da Universidade de Waterloo (Canadá), que analisou tecnicamente os diferenciais competitivos do Piauí; e o professor Patrick Cnubben, especialista em transição energética, que está contribuindo para a construção do Vale no Piauí.
Acompanharam o governador durante o II Summit Piauí – Europa o secretário de Governo, Marcelo Noletto; o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida; e a primeira-dama, Isabel Fonteles.