A Medida Provisória (MP) que insere o contexto dos ministérios a uma nova estruturação que foi aprovada na última quinta-feira (1°/05). O governador do país Luiz Inácio Lula da Silva do Partido dos Trabalhadores (PT) disse que o tema fase “correu risco”, e em meio a isso deve inserir o debate com as pessoas que não votou a favor dele, “conversar com quem não votou na gente”.
Na sexta-feira (2/05), Lula mencionou sobre o risco da MP não ser validada e disse que busca conciliar entre a oposição acordos. “Ontem, a gente corria o risco de não ter aprovado o sistema de organização do governo que nós fizemos. Você tem que conversar com quem não gosta da gente, com quem não votou na gente”, disse Lula, ao lembrar sobre a MP e sobre a busca da participação da oposição.
O que diz a MP 1.154/2023
As alterações favorecem o Ministério da Saúde, junto a modificação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A função da Funasa realiza a atividade na área da saúde que insere a contribuição e produção de ajuda ao saneamento visando a intervenção e controle de doenças.