Um grupo de tubarões, de espécie ainda não identificada, apareceram na manhã deste domingo (06) na praia do Coqueiro, no município de Luís Correia, distante de 350 quilômetros de Teresina. A equipe do Corpo de Bombeiros está na praia orientando os banhistas e moradores sobre os riscos que podem ser causados pelos animais. A movimentação dos tubarões na água chamou a atenção de turistas e moradores da região.
A presença dos animais foi confirmada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) e pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur). Uma equipe do Corpo de bombeiros foi acionada ao local para alertar a presença dos tubarões na praia.
Em um vídeo gravado, a doutora em Biologia, Geórgia Aragão, disse que os animais são jovens e estão próximos à areia da praia.
“A gente não sabe qual é a espécie. De qualquer forma por questão de segurança, não se deve entrar na água em nenhuma área do litoral do Piauí porque está sendo avistado lá no Coqueiro, mas esses tubarões não ficam fixos. Nosso litoral também é muito pequeno então eles podem estar peregrinando pelo litoral. Então por uma questão de segurança não entrem na água porque tem tubarões sim. Grupo de animais juvenis não são adultos ainda, mas eles têm porte médio”, alertou Geórgia.
Vistos na última semana
Os animais foram vistos na última semana. Eles já tinham sidos filmados na praia de Atalaia, na mesma cidade.
Confira a nota da Secretaria de Estado do Turismo (Setur):
A Secretaria de Estado do Turismo informa que, na manhã deste domingo (6), foi comunicada de que havia sido confirmada a presença de tubarões no litoral piauiense, precisamente na praia do Coqueiro.
A Setur informa ainda que entrou em contato com a bióloga e especialista em tubarões, Geórgia Aragão, que, em análise realizada com as imagens que circularam na primeira semana de agosto, observou um padrão de barbatana que seria de golfinho. No entanto, nesta manhã, foi avistado um grupo de cinco tubarões juvenis na mesma praia, podendo ser o mesmo grupo das imagens do dia 01 de agosto.
Segundo a especialista, através de nota, ainda não é possível identificar a espécie e que, possivelmente, os animais estão ali se alimentando de cardumes que ficam na zona de arrebentação e que os animais podem não ficar fixos em apenas uma única praia.
A Setur informa ainda que já entrou em contato com as equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), Corpo de Bombeiros e CIPTUR, para orientação dos Turistas e pede que os mesmos evitem entrar na água.
Discussão sobre este post