A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta sexta-feira (5) que a covid-19 não será considerada emergência em saúde pública de importância internacional.
O vírus está descrito agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”.
O Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS realizava eventos para estudar a doença.
Na última quinta-feira (4), o diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e membros do comitê falaram sobre o assunto, e informaram sobre a estabilidade no número de mortes.
“Ontem, o comitê de emergência contra a covid-19 se reuniu pela 15ª vez e recomendou a mim que declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional. Aceitei a recomendação. Com grande esperança, declaro o fim da covid-19 como emergência sanitária global”, anunciou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Mas para aqueles que pensam que a doença provocada pela covid-19 terminou, está totalmente enganados, pois Ghebreyesus, explica que é preciso ter cuidados pessoais.
“Entretanto, isso não significa que a covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde. Na semana passada, a covid-19 clamava uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes das quais nós temos conhecimento”, disse o diretor-geral.