O diretor-geral do Instituto de Regularização Fundiária e Patrimônio Imobiliário do Piaui (Interpi) se reuniu, nessa quinta-feira (27), com a defensora pública geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, para discutir ações e parcerias voltadas para a regularização fundiária no estado. O encontro contou com a presença do defensor público Ricardo Moura Marinho, chefe de Gabinete da Defensoria Pública do Estado do Piauí, e Leonel Brito Lima, diretor de Operações do Interpi.
Durante a reunião, foram discutidos temas como a renovação da parceria entre os dois órgãos por meio da cooperação técnica e jurídica para a promoção de conhecimento e capacitação dos agentes públicos, compartilhamento de informações e suporte por meio de ações conjuntas. Além disso, a cooperação também terá como objetivo ações voltadas para a promoção e confecção de memorial descritivo e planta baixa dos imóveis nas ações de usucapião.
Para Rodrigo Cavalcante, a reunião foi de extrema importância, pois o Interpi trabalha com a regularização fundiária no estado do Piauí e as pessoas mais vulneráveis são um público importante para o instituto. Segundo ele, a parceria tem uma missão institucional comum, que é de assistir esse público. “A reunião foi muito relevante para discutirmos ações que possam beneficiar as pessoas mais vulneráveis do estado do Piauí. O Interpi tem como missão trabalhar na regularização fundiária e, para alcançarmos esse objetivo, a parceria com a Defensoria é fundamental. Juntos, podemos garantir que essas comunidades tradicionais, assentados e pessoas que estão no CadÚnico recebam todo o suporte necessário para terem acesso à regularização fundiária de forma responsável e segura”, destaca o gestor.
Já, a defensora-geral do Piauí, Carla Yáscar, avaliou como importante o diálogo estabelecido para construir ações, projetos e programas voltados para a regularização fundiária em parceria com o Interpi. Ela destacou a importância do trabalho em parceria para potencializar os resultados alcançados pelas instituições envolvidas e afirmou estar otimista quanto aos resultados em prol da população usuária dos serviços da Defensoria Pública.
Fonte: Governo do Piauí